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Soft Skills no Agronegócio

Descubra a importância das hard skills e soft skills no mercado de trabalho do agronegócio. Aprenda a diferenciá-las e entenda como elas influenciam diretamente sua carreira e resultados profissionais.

O mercado de trabalho passou por grandes mudanças nos últimos anos, cada vez mais as empresas buscam não só profissionais com bom nível de conhecimento técnico sobre sua área de atuação, como também as habilidades pessoais e comportamentais, e no agronegócio não foi diferente.  

Seja no processo seletivo ou desenvolvimento de carreira, as hard skills e soft skills são complementares e igualmente importantes para os profissionais que buscam sucesso profissional no agronegócio. O termo “skills” é a palavra em inglês que designa habilidades.

hard skills e soft skills
Principais diferenças entre Hard Skill e Soft Skill. Adaptado de xTree.

Enquanto as hard skills dizem respeito a suas habilidades técnicas sobre sua área de atuação, ou seja, conhecimento agronômico, as soft skills são habilidades comportamentais. Neste artigo vamos apresentar as principais diferenças e aplicações destas habilidades, acompanhe! 

O que são hard skills? 

As hard skills, ou habilidades técnicas, podem ser aprendidas por meio de cursos, treinamentos, workshops, são capacitações que o profissional pode comprovar através de certificados ou testes práticos, habilidades tangíveis e de fácil identificação. 

Ou seja, habilidades técnicas facilmente aprendidas e mensuráveis! 

  • Certificados e testes; 
  • Construir planilhas; 
  • Escrever artigos; 
  • Falar idiomas. 

O que são soft skills? 

Soft skills, ou habilidades comportamentais, são complemento fundamental das hard skills, são habilidades sociais, subjetivas, relacionadas ao comportamento e relações interpessoais, como: 

  • Inteligência emocional; 
  • Gestão do tempo e foco; 
  • Liderança e gestão de equipe; 
  • Gestão do estresse; 
  • Pensamento crítico; 
  • Habilidades de negociação. 

Como elas influenciam em sua carreira no Agronegócio: 

A maior parte das empresas, em diversos segmentos do agronegócio, dispendem muitas horas em treinamentos e capacitações para desenvolver as habilidades técnicas.

As habilidades comportamentais são essenciais para profissionais que têm responsabilidades como gerenciar equipes, lidar com clientes, tomar decisões, gerenciar processos, desenvolver produtos, entre outras.

Essas habilidades influenciam diretamente os resultados e o crescimento da carreira. Assim como as hard skills, as soft skills podem ser desenvolvidas e aprimoradas.

Comunicação eficaz 

Comunicação eficaz é uma das soft skill mais requisitadas pelas empresas. De forma geral, em todos os segmentos e funções as pessoas precisam se comunicar, seja com clientes ou colegas de trabalho.

A comunicação realizada de forma eficaz favorece o entendimento das informações, contribui para comunicação assertiva com o cliente e facilita a convivência profissional, contribuindo inclusive para os seus resultados. 

Gestão do tempo 

Gestão do tempo está intimamente relacionada com a produtividade. gerir o tempo com eficiência, priorizando as tarefas mais relevantes, é uma qualidade importante no ambiente corporativo. Promovendo melhor qualidade de vida no ambiente profissional e maior produtividade. 

Pensamento analítico 

É a capacidade de raciocinar de forma analítica, considerando padrões baseados em dados e na lógica. Essa habilidade permite que a tomada de decisão seja um processo mais produtivo e assertivo. 

Gestão do estresse 

A rotina acelerada, dinâmica e muitas vezes competitiva e repleta de adversidades no agronegócio, torna a gestão do estresse uma habilidade comportamental cada vez mais importante para o sucesso profissional na área. 

Inteligência emocional 

A inteligência emocional no trabalho é uma das habilidades mais importantes para um profissional. A partir do gerenciamento das próprias emoções e dos sentimentos dos outros, é possível lidar com a pressão no dia a dia, conflitos nos relacionamentos interpessoais e outros desafios.

É a capacidade que um indivíduo tem de compreender e gerenciar as próprias emoções e lidar com os sentimentos das pessoas à sua volta. 

Resolução de problemas 

A capacidade de resolver problemas está relacionada com o aumento da procura por profissionais que tenham autonomia, criatividade e resiliência. Ou seja, profissionais capazes de reagir de forma rápida diante de incertezas, cenário bastante frequente no agronegócio. 

Comunicação persuasiva 

A comunicação persuasiva é capaz de gerar empatia, baseada na autoridade e também no compromisso para atingir os objetivos de forma estratégica. É se colocar no lugar do outro e criar laços de confiança, habilidade muito importante para os profissionais que gerenciam carteiras de clientes, fornecedores e também posições de gestão de pessoas.

As soft skills podem ajudar no processo seletivo da empresa.

Este post tem 2 comentários

  1. Eder Honorino Silva

    Como lidar com pessoas
    No ambiente de trabalho

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