Da fazenda aos negócios: o que é empreendedorismo feminino e como ele pode gerar oportunidades no agronegócio.
Nas últimas décadas, as mulheres conquistaram a independência e vem ocupando espaços que, antes, eram exclusivos dos homens. É neste contexto que o empreendedorismo feminino pode trazer importantes contribuições para a sociedade.
No agronegócio não é diferente, as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço, deixando um importante legado de avanços para o meio rural; hoje já são quase 1 milhão de mulheres na frente da gestão de propriedades rurais.
Neste artigo vamos explicar o que é empreendedorismo feminino, quais são os tipos e os desafios. Boa leitura!
O que é empreendedorismo feminino
O empreendedorismo feminino pode ter um objetivo tanto no âmbito do mercado quanto no âmbito social. Para o mercado, a função do empreendedorismo feminino é de entregar soluções de problemas para os consumidores.
Já, no âmbito social, o objetivo é fortalecer o protagonismo feminino na economia, assim como incentivar outras mulheres a construírem negócios.
Qual a importância do empreendedorismo feminino
A principal importância de estimular o empreendedorismo feminino é a redução da desigualdade de gênero. Em uma sociedade em que homens e mulheres têm direitos iguais, espera-se que todos assumam tarefas equivalentes.
Quanto mais pessoas estiverem envolvidas no próprio negócio, mais a economia cresce, podendo ser uma grande indústria ou até mesmo um salão de beleza em casa ou venda de produtos artesanais na feira do bairro.
Esses movimentos geram emprego, elevam a renda média e melhoram a qualidade de vida das famílias. Além disso, mulheres empreendedoras atingem a independência financeira. Essa é uma importante etapa para quebrar possíveis ciclos de violência.
Muitas mulheres ainda se submetem aos abusos dos parceiros simplesmente porque não têm meios de se sustentar. Assim, dependem dos homens para comer, ter uma casa e dar educação aos filhos.
Além disso, a liderança feminina também incentiva mais mulheres a empreenderem no mercado.
Ideias de empreendedorismo feminino no Agronegócio
O mercado para o empreendedorismo feminino é enorme. Mulheres podem criar negócios em qualquer setor e de diversas formas.
Dentro do Agronegócio, especificamente, algumas ideias de negócios específicos que as mulheres podem considerar são:
- Agroindústria de produtos orgânicos: Produção de alimentos orgânicos, além de produtos derivados, como geleias, sucos e conservas;
- Produção de produtos artesanais: como queijos, doces caseiros, produtos de cuidados com a pele à base de ingredientes naturais (como mel e ervas);
- Produção de Ervas medicinais: Ervas medicinais, chás, extratos e produtos de bem-estar;
- Turismo rural: Proporcionar experiências agrícolas e rurais para turistas, como passeios em fazendas, hospedagem em chalés rurais e atividades de agroturismos, podendo oferecer experiências gastronômicas;
- Horticultura urbana: cultivo de hortaliças em pequenos espaços urbanos pode ser uma interessante fonte de renda para as mulheres;
- Produção de flores Ornamentais: A produção e venda de flores ornamentais, como rosas, lírios e girassóis, pode ser um negócio rentável, atendendo a demanda por decoração e paisagismo.
- Criação de Gado de corte ou leiteiro: para mulheres com experiência na pecuária, a criação de gado de corte ou leiteiro pode ser uma opção sólida de empreendimento no agronegócio.
- Avicultura: criação de aves de corte ou poedeiras;
- Consultoria Agrícola: mulheres com conhecimento técnico em agronomia, pecuária, gestão rural e outros campos relacionados podem oferecer serviços de consultoria para agricultores e pecuaristas, ajudando-os a melhorar suas operações.
Qual a situação atual do empreendedorismo feminino
O empreendedorismo feminino tem avançado nos últimos anos. Com a maior participação das mulheres na liderança dos negócios, a expectativa é de que novas oportunidades surjam por meio do incentivo dos cidadãos e de ações promovidas por instituições públicas e privadas.
Organizações como a Rede Mulher Empreendedora se dedicam à integração, capacitação e à troca de experiência entre participantes de todo o país. Esse tipo de iniciativa ajuda a empoderar o público, em um movimento de emancipação que fortalece a busca pela equidade de gênero nos negócios.
Outras práticas podem contribuir para abrir mais espaço para empreendedoras:
- Cursos de capacitação;
- Criação de políticas públicas;
- Estímulo ao desenvolvimento das carreiras femininas;
- Processos de contratação mais inclusivos.
Ao mesmo tempo, empresárias que já são protagonistas no comando das empresas inspiram e abrem caminho para que mais mulheres possam transformar suas vidas para melhor por meio do empreendedorismo.
Apesar do desenvolvimento do empreendedorismo feminino, os desafios ainda são muitos. Ainda é preciso vencer o preconceito, a falta de confiança, a dupla jornada, a desigualdade salarial, entre outros.
O cenário do empreendedorismo feminino no Brasil
De acordo com a pesquisa Empreendedorismo Feminino 2022, realizada pelo Sebrae, o número de mulheres donas de negócios no Brasil chegou a 10,3 milhões. Esse número é recorde, desde que a pesquisa começou a ser feita em 2016, representando 34,4% dos donos de negócios.
As empreendedoras que geram empregos subiram 30% entre 2021 e 2022, um aumento de 300 mil donas de negócios. O Rio de Janeiro e o Ceará são os estados com a maior proporção de empreendedoras (38%), seguidos por São Paulo (37%) e Goiás (36%).
Mais de 50% das empreendedoras atuam no setor de serviços. Apenas 7% das mulheres são donas de negócios agropecuários.
O cenário do empreendedorismo feminino no agronegócio
O agronegócio é um setor que, historicamente, tem predominância de lideranças masculinas. Entretanto, a cada ano, as mulheres vêm conquistando seu espaço em posições de destaque, seja como produtoras, ou em cargos estratégicos, públicos e executivos.
No agronegócio, dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) mostram que 65% da população ocupada do setor é formada por homens.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, 31% das propriedades rurais no país são comandadas por mulheres. Além disso, elas ocupam, ainda, 19% dos cargos de direção em empresas do agronegócio brasileiro.
Dia após dia, cresce o número de mulheres que se fazem presentes no campo, como pecuarista, pesquisadoras, agricultoras, executivas de empresas do setor e empreendedoras.
Segundo a pesquisa, 59,2% das entrevistadas são proprietárias ou sócias; 30,5% são funcionárias ou colaboradoras; e 10,4% são gestoras, diretoras, gerentes, coordenadoras ou atuam em funções administrativas.
Por tipo de atividade, 73,1% trabalham dentro das fazendas, 13,9% nos elos da cadeia produtiva após a fazenda e 13% “antes da porteira”.
A pesquisa ainda pontuou que entre os 16 assuntos que elas gostariam de obter maior conhecimento, tem-se:
- Gestão de pessoas (56,85%);
- Gestão empresarial (54,5%);
- Negociação (27,3%);
- Gastronomia (25,6%);
- Bolsa de valores (21,5%);
- Viagens (21,6%);
- Vendas (21%);
- Tecnologia (20,1%).
Como estimular o empreendedorismo feminino
Estimular o empreendedorismo feminino é fundamental porque a presença de mulheres em cargos de liderança pode resultar em melhorias para a sociedade, economia e empresas.
No aspecto da sociedade, estimular o empreendedorismo feminino pode desempenhar um papel importante para reduzir as diferenças entre as oportunidades de ascensão na carreira para homens e mulheres.
Mais do que isso, o movimento ainda pode favorecer a diversidade de negócios no mundo, destacando perspectivas inovadoras percebidas pelas empreendedoras.
No âmbito econômico, a inclusão de novas empreendedoras provoca um impacto significativo na atividade econômica mundial, provocando melhorias no Produto Interno Bruto (PIB). Para as empresas, estimular a liderança feminina auxilia no aproveitamento dos talentos da organização.
Assim, é preciso estimular o empreendedorismo feminino com políticas que respeitem suas habilidades e aspirações, com foco no crescimento dos negócios e uso de tecnologias digitais.
Dicas para as mulheres que querem empreender
O empreendedorismo feminino é uma ferramenta de transformação social. Para que isso se torne realidade, você pode seguir alguns para começar:
- Estude o mercado
Um novo negócio deve surgir para satisfazer a demanda do mercado. Ou seja, você deve entender quais são as necessidades do público e avaliar quais produtos e serviços estão em falta na sua região. Escolha uma área de seu interesse e invista.
- Planeje seu negócio
Antes de empreender, você deve prever os custos de aquisição de materiais, instalação de maquinário, contratação de equipe, divulgação de serviços e fazer o que mais for preciso para entrar em operação. Lembre-se também de pesquisar sobre impostos e enquadramento tributário.
- Busque capacitação
Algumas organizações ajudam pequenas empreendedoras a começar seu negócio, como o Sebrae que oferece consultorias com ótimas dicas para quem está começando.
Junto a isso, leia sobre administração, gestão de pessoas, marketing, finanças e vendas. Quem é dono de negócio precisa entender um pouco de tudo isso para prosperar.
Faça cursos que possam aperfeiçoar seus conhecimentos e ajudar a implementar com sucesso seu negócio, como os MBA’s em agronegócio da Agroadvance.
- Faça networking
É importante conhecer outros empresários, em encontros presenciais ou em grupos pela internet, para fortalecer parcerias. Eles poderão se tornar fornecedores, clientes ou até mesmo sócios.
As redes sociais são uma excelente ferramenta para fazer networking. Talvez seja a hora de atualizar seu perfil no Linkedln para atingir mais pessoas que possam se interessar pelo seu negócio.
- Invista em tecnologia
Pesquise ferramentas que possam otimizar o trabalho seu e da sua equipe. Isso poupa tempo e permite que você se dedique ao que realmente importa: alcançar resultados com seu negócio rural.
Se você é líder de uma empresa rural ou tem uma consultoria própria, por exemplo, investir em um software de gestão rural vai te livrar de uma série de planilhas e organizar, em um só local, todos os dados pra um controle da fazenda de ponta a ponta.
Por que o empreendedorismo feminino vem crescendo no Brasil
Existem diversos motivos associados ao aumento do protagonismo feminino no mercado, mas podemos citar três:
Representatividade: quanto mais mulheres assumem um papel de liderança, mais outras mulheres são incentivadas a procurarem empreender também;
Reflexão sobre os papéis: antigamente, a mulher assumia a função de cuidar da casa e dos filhos, enquanto os homens ficavam responsáveis pelos negócios. Hoje, elas possuem mais liberdade para escolher o que fazer;
Menor barreira: construir um negócio não é fácil, mas o obstáculo é maior para mulheres, já que precisa de uma alta disponibilidade de tempo e recursos. Com a tecnologia, novas formas de empreender surgiram, então, ficou mais fácil abrir uma empresa.
Produtora Real: Oportunidade de capacitação e Networking para mulheres que empreendem
Para reafirmar o lugar das mulheres no agronegócio e visando melhorar a capacitação profissional, a Agroadvance criou o projeto “Produtora Real”: um clube exclusivo para mulheres que estão ligadas ao agronegócio e querem potencializar o protagonismo da presença feminina no agronegócio.
Com mentorias de pessoas renomadas, as mulheres do clube poderão participar de encontros que abordarão temas acerca de governança da propriedade rural, direito trabalhista, comunicação e marketing, discussões agronômicas e muito mais.
O intuito é aprofundar o conhecimento das produtoras do nosso país, as nossas mulheres no campo, para que elas desempenhem seus papéis com mais segurança na tomada de decisão, e claro, formar uma rede de produtoras que querem fazer acontecer essa evolução do setor, com grupos exclusivos e troca de informações valiosas.
As empreendedoras irão dominar todos os aspectos práticos relacionados à gestão da propriedade rural e ficarão por dentro de assuntos que podem aumentar seu impacto no agronegócio.
Para ficar por dentro de tudo, acesse o site do Produtora Real. Clique em Saiba mais e fique por dentro!
Conclusão
Apesar dos desafios, muitas mulheres estão empreendendo e fazendo a diferença no mundo, através da criação de negócios de impacto social e econômico.
Por isso, o movimento está crescendo e deve ser apoiado para diminuir as desigualdades de gênero e aumentar a diversidade.
Referências
Cresol. Entenda a importância do empreendedorismo feminino. Disponível em: https://blog.cresol.com.br/entenda-a-importancia-do-empreendedorismo-feminino/. Acesso em: 22/09/2023.
Expert XP. Empreendedorismo feminino: entenda o conceito e sua história. Disponível em: https://conteudos.xpi.com.br/aprenda-a-investir/relatorios/empreendedorismo-feminino/. Acesso em: 22/09/2023.
FIA Business School. Empreendedorismo feminino: o que é, desafios e ideias. Disponível em: Expert XP. Empreendedorismo feminino: entenda o conceito e sua história. Disponível em: https://conteudos.xpi.com.br/aprenda-a-investir/relatorios/empreendedorismo-feminino/. Acesso em: 22/09/2023.
Sebrae. Infográfico – Nº de donas de negócios chega ao recorde de 10,3 milhões. Disponível em: https://agenciasebrae.com.br/dados/infografico-n-de-donas-de-negocios-chega-ao-recorde-de-103-milhoes/. Acesso em: 22/09/2023.
Sebrae. A força do empreendedorismo feminino no agronegócio. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/a-forca-do-empreendedorismo-feminino-no-agronegocio,d617306892316810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 22/09/2023.
Sebrae. A presença da mulher no agronegócio. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/a-presenca-da-mulher-no-agronegocio,00bfd967936ef710VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 22/09/2023.
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