Seja em uma simples camiseta, em um jeans confortável ou até mesmo em lençóis e toalhas, o algodão está presente de diversas formas no dia a dia de nossas vidas.
Mas você já parou para pensar de onde vem todo esse algodão? A produção dessa fibra não só gera empregos e sustento para milhões de pessoas, como também é um indicador significativo do desenvolvimento agrícola e industrial de uma nação.
São cerca de 25 milhões de toneladas (ou 115 milhões de fardos de 480 libras) produzidos anualmente para atender a demanda global. Os 5 maiores produtores de algodão do mundo (China, Índia, Brasil, Estados Unidos e Paquistão) são responsáveis por 77% dessa quantidade total.
Acompanhe e boa leitura!
5 maiores produtores de algodão do mundo
Os maiores produtores de algodão do mundo em 2023 foram:
- China – 27,5 milhões de fardos* (5,99 milhões de toneladas)
- Índia – 26,2 milhões de fardos* (5,7 milhões de toneladas)
- Brasil – 14,57 milhões de fardos* (3,17 milhões de toneladas)
- Estados Unidos – 12,07 milhões de fardos* (2,63 milhões de toneladas)
- Paquistão – 6,7 milhões de fardos* (1,46 milhões de toneladas)
* o volume está em fardos de 480 libras (ou 217,724 Kg) e corresponde a produção da Safra de 2023/24, de acordo com dados da USDA.
Índia e China, curiosamente, são grandes produtores de algodão – juntos, são responsáveis por 47% do algodão produzido no mundo – mas também, os maiores importadores da fibra, devido à alta demanda de suas indústrias têxteis.
De acordo com os dados do USDA, a produção nos cinco maiores produtores de algodão do mundo é de cerca de 19 milhões de toneladas por safra (ou 87 milhões de fardos), variando para mais ou para menos conforme o ano.
Na safra de 2023/2024, especificamente, a produção mundial de algodão caiu 3% em relação ao ano anterior, reduzindo-se em 3,4 milhões de fardos para 112,8 milhões, equivalente a 24,6 milhões de toneladas, o nível mais baixo em 7 anos.
- A queda nos preços do algodão levou a uma redução na área cultivada em vários países, parcialmente compensada por uma recuperação impulsionada pelo clima no Paquistão e pelo crescimento contínuo da área cultivada no Brasil.
- As variações na produtividade foram mistas—reduzidas nos Estados Unidos, China, Índia e Turquia, mas com uma recuperação crescente no Paquistão, na Zona Franca e no Brasil.
Em termos de produção, o Brasil superou os EUA na safra 2023/24, devido às quebras fortes causadas pelas secas nesse país – foram 3,17 milhões de toneladas no Brasil contra 2,63 milhões de toneladas nos EUA.
Apesar disso, para a safra 2024/25, a USDA prevê que o Brasil volte para a quarta posição na produção de algodão (com 16,7 milhões de fardos e atrás dos EUA que devem alcançar 17 milhões de fardos).
O Paquistão, que ocupa a quinta posição na produção de algodão, produz cerca de 1,5 milhões de toneladas. O País possui a terceira maior capacidade de fiação de algodão na Ásia, com milhares de unidades de descaroçamento e fiação produzindo produtos têxteis a partir do algodão.
Perspectivas Mundiais para o Algodão, 2024/25
De acordo com o Relatório de Algodão da USDA, de fevereiro de 2024, a produção mundial de algodão está projetada para se recuperar em 2024/25, subindo 3,7 milhões de fardos (mais de 3%) para 120,2milhões de fardos ou 26,2 milhões de toneladas.
A maior parte desse aumento global deve-se aos Estados Unidos, cuja produção de algodão está prevista para aumentar em 3,6 milhões de fardos, permitindo que o país recupere sua posição como o terceiro maior produtor mundial de algodão.
Em contraste, é prevista uma menor produção em países como China, Índia, Paquistão e Austrália, enquanto a produção na Turquia, Grécia e Brasil deve aumentar.
Panorama da produção de algodão no Brasil
A colheita de algodão da safra 2023/24 no Brasil foi concluída em outubro de 2023, e com 14,6 milhões de fardos ou 3,17 milhões de toneladas, representou um novo recorde nacional, com um aumento de 2,8 milhões de fardos impulsionado por rendimentos recordes (Figura 2).
É esperado que a produção da pluma brasileira para a safra 2024/2025 atinja 3,6 milhões de toneladas, enquanto as exportações e o consumo interno devem ficar em aproximadamente 2,8 milhões e 695 mil toneladas, respectivamente.
A produtividade do algodão no Brasil foi 23% maior do que 10 anos antes – passou de 1,55 toneladas por hectare em 2014 para 1,9 toneladas por hectare em 2023, tornando o Brasil o terceiro maior produtor de algodão do mundo pela primeira vez em 2023/24.
O Estado do Mato Grosso é o maior produtor das plumas no País e cultiva cerca de 1,3 mil hectares, respondendo por 72% da produção nacional (2,3 milhões de toneladas).
A Bahia é responsável por cerca de 630 mil toneladas de algodão (20% da produção nacional).
Goiás (65 mil toneladas) , Maranhão (62 mil toneladas), Mato Grosso do Sul (60 mil toneladas) e Minas Gerais (55 mil toneladas) também produzem a pluma no País.
5 maiores exportadores de algodão do mundo
Os maiores exportadores de algodão do mundo em 2023 foram:
- Brasil – 2,68 milhões de toneladas ou 12,3 milhões de fardos* –
- Estados Unidos – 2,53 milhões de toneladas ou 11,60 milhões de fardos*
- Austrália –1,26 milhões de toneladas ou 5,80 milhões de fardos*
- Índia – 0,49 milhões de toneladas ou 2,25 milhões de fardos*
- Turquia – 0,31 milhões de toneladas ou 1,40 milhões de fardos*
* o volume está em fardos de 480 libras (ou 217,724 Kg) e corresponde aos dados de 2023, de acordo com dados da USDA.
No ano de 2023 o Brasil ultrapassou os Estados Unidos como o maior exportador de algodão do mundo. As exportações brasileiras totalizaram 2,68 milhões de toneladas.
A projeção da USDA, contudo, prevê que os EUA voltem a liderar a exportação mundial da fibra em 2024. A estimativa é que o país exporte 2,84 milhões de toneladas contra 2,72 milhões de tonelada do Brasil.
O algodão é comercializado principalmente para países do Sudeste asiático, onde se concentra boa parte das indústrias de processadores do algodão do mundo: China, Bangladesh, Vietnã, Turquia, Paquistão, Indonésia e Índia.
O principal comprador do algodão brasileiro é a China, que importa mais de 60% do que é exportado pelo nosso país, seguido de Vietnã, Bangladesh e Turquia.
Brasil é destaque na produção e exportação agrícola
Como já relatamos em outros artigos do nosso blog, o Brasil é destaque internacional na produção de alimentos do mundo: uma verdadeira potência mundial.
- Veja: 6 maiores produtores de soja do mundo: quando e quanto produzem?
- Veja: Quais são os 5 maiores produtores de café do mundo? Brasil se destaca!
- Veja: Quem são e quanto produzem os 5 maiores produtores de milho do mundo?
- Veja: Explorando a produção de arroz: maiores produtores no Brasil e no mundo
Se fossemos fazer um paralelo com as olimpíadas que estão ocorrendo agora em agosto de 2024, teríamos um quadro de medalhas incrível na produção e exportação de produtos agrícolas.
Vejamos a posição do Brasil na produção de alimentos em 2023:
- Soja: maior produtor e exportador mundial
- Milho: 3º na produção e 2º na exportação
- Açúcar: 1º tanto na produção como na exportação
- Carne Bovina: 2º maior produtor e 1º exportador
- Carne de Frango: Maior produtor e exportador mundial
- Café: Líder em produção e exportação
- Algodão: 3º na produção e 1º na exporação
- Suco de laranja: Maior produtor e exportador mundial
Poderíamos incluir aí outros produtos como celulose, tabaco e vários outros.
Todas essas informações comprovam que o Brasil é o verdadeiro celeiro mundial na produção de alimentos, sendo extremamente importante pensando em segurança alimentar mundial! E tudo isso só foi possível devido ao comprometimento dos nossos produtores de produzir cada vez mais e melhor.
Aprofunde-se no universo do agronegócio com a Agroclass!
Quer entender mais sobre o impacto do algodão e outras culturas no cenário agrícola mundial? Acesse a Agroclass, a plataforma de streaming da Agroadvance, e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre produção, exportação e gestão no agronegócio. Fique por dentro das principais tendências e aprimore suas estratégias no campo com nossos especialistas.
Acesse agora a Agroclass e transforme seu conhecimento!
Sobre a autora:
Beatriz Nastaro Boschiero
Especialista em MKT de Conteúdo na Agroadvance
- Pós-doutora pelo CTBE/CNPEM e CENA/USP
- Mestra e Doutora em Solos e Nutrição de Plantas (ESALQ/USP)
- Engenheira Agrônoma (UNESP/Botucatu)
Como citar este artigo:
BOSCHIERO, B.N. 5 maiores produtores de algodão do mundo: Brasil está entre eles! 2024. Blog Agroadvance. Disponível em: https://agroadvance.com.br/blog-5-maiores-produtores-de-algodao-do-mundo/. Acesso: xx Xxx 20XX.