Você está visualizando atualmente Fertilidade do solo e a alta produtividade na lavoura

Fertilidade do solo e a alta produtividade na lavoura

Entenda como a fertilidade do solo está correlacionada com a produtividade agrícola e veja os manejos importantes atrelados a solos de alta fertilidade.

Atualizado: 28/11/2023

A fertilidade do solo é uma das principais aliadas para o produtor conseguir bons resultados produtivos em seus cultivos. Contudo, encontrar o equilíbrio nutricional é o grande desafio.

A alta produtividade é o maior interesse de qualquer produtor rural, pois é ela quem irá trazer o retorno do investimento agrícola, lucratividade ao produtor e sustentabilidade da produção. A questão é bem simples: o solo fértil contém os nutrientes básicos para a nutrição das plantas, o que gera bons resultados da lavoura e consequentemente a alta produtividade.

Entretanto, as plantas e o aspecto das folhas também são indicadores da fertilidade de um solo. Por isso, ter um solo fértil, ou solo com alto teor de nutrientes, nem sempre irá resultar em alta produtividade: precisamos nos atentar ao equilíbrio nutricional do solo.

Mas afinal, o que é fertilidade do solo e qual sua importância? E o que é um solo fértil?

Fertilidade do solo é a capacidade do solo de fornecer nutrientes essenciais às plantas, influenciando diretamente na produção e qualidade das culturas. Essa relação é crucial para garantir colheitas abundantes e sustentáveis, já que a fertilidade é um dos principais fatores para o aumento de produtividade da lavoura.

Um solo fértil, por sua vez, é aquele que possui as condições ideais para o crescimento saudável e sustentável das plantas.

A fertilidade do solo, portanto, é o conceito abrangente que engloba as características e condições que tornam um solo fértil.

Ter

Mas há um detalhe importante: solo fértil nem sempre impacta diretamente na produtividade!

Isso ocorre, pois pode existir uma variação da quantidade de nutrientes no solo, com a disponibilidade de nutrientes para as plantas. A produtividade representa exatamente o quanto desse nutriente presente no solo, chega até as folhas das plantas. Sempre é preciso buscar o equilíbrio nutricional e entender qual o tipo de solo, conhecer o solo que está sendo cultivado.

A fertilidade do solo apresenta somente caráter químico? Quais os tipos de fertilidade do solo?

Embora as características químicas sejam a primeira que vêm a mente quando pensamos em fertilidade do solo, ela não é o único aspecto que devemos considerar. Três principais propriedades influenciam na fertilidade do solo, uma vez que estão amplamente correlacionadas: físicas, químicas e biológicas.

  • Propriedades Químicas: Este é o aspecto mais óbvio e frequentemente discutido da fertilidade do solo. Envolve a presença e disponibilidade de nutrientes essenciais para o crescimento das plantas, como nitrogênio, fósforo, potássio e outros elementos. A acidez ou alcalinidade do solo (pH) também é uma consideração importante.
  • Propriedades Físicas: Se refere à estrutura física do solo, incluindo sua textura (proporções relativas de areia, silte e argila), porosidade, densidade e capacidade de retenção de água. Uma boa estrutura física do solo facilita o desenvolvimento das raízes das plantas, aeração adequada e drenagem eficiente.
  • Propriedades Biológicas: A fertilidade do solo é fortemente influenciada por organismos vivos no solo, como bactérias, fungos, protozoários, nematoides. Também as minhocas contribuem para a fertilidade do solo. Esses organismos desempenham papéis cruciais na decomposição da matéria orgânica, ciclagem de nutrientes e na formação de uma estrutura do solo saudável.

Portanto, para compreender completamente a fertilidade do solo, é necessário considerar a interação complexa desses três aspectos. A abordagem integrada, conhecida como manejo integrado de nutrientes do solo, leva em conta não apenas os aspectos químicos, mas também os físicos e biológicos para otimizar a fertilidade do solo e promover práticas agrícolas sustentáveis.

A qualidade do solo brasileiro é boa para o aumento da produtividade?

Os solos brasileiros são geralmente ácidos, com níveis abaixo do adequado dos nutrientes e de matéria orgânica, o que caracteriza uma baixa fertilidade natural do solo. A acidez é um limitante à produtividade, mas o manejo da fertilidade do solo pode tornar os solos naturalmente pobres em solos férteis para o cultivo.

Para entender como podemos reduzir a acidez de seu solo e aumentar a disponibilidade de nutrientes para as plantas vamos entender antes como funciona o sistema solo-planta.

O solo fornece às plantas os nutrientes essencias ao seu desenvolvimento. As plantas se alimentam de 13 nutrientes essenciais, como os macronutrientes – nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre – exigidos em maior quantidade. Estes possuem cargas (positiva ou negativa), sendo que na natureza ocorre atração ou repulsão entre as cargas dos coloides do solo (menor partícula do solo) e dos nutrientes minerais.

Os coloides, possuem carga negativa e isso levará a atrair e conectar a eles elementos com carga positiva – os cátions (Mg2+, Ca2+, K+, etc), incluindo os prejudiciais à fertilidade do solo (Al3+, H+). A matéria orgânica (coloide orgânico) aumenta a capacidade do solo de “segurar” esses cátions.

Os coloides expulsam, ou não atraem próximo a si, os elementos de carga negativa, como por exemplo o nitrato (NO3), sulfato (SO42-), cloreto (Cl) e outros.

Vamos entender como funciona o solo com um exemplo prático:

Imagine uma caixa d’água e a capacidade de armazenar água. Imagine que a caixa d’água são os coloides e os cátions como sendo a água (os elementos que compõem este reservatório): quanto maior a caixa, maior a capacidade de guardar água (maior o reservatório) e, assim, maior a capacidade de guardar cátions.

Os solos argilosos possuem mais coloides, enquanto os solos arenosos possuem menor caixa ou menos coloides

Os cátions podem ser substituídos: ocorre a troca de cátions por outros cátions, chamada de capacidade de troca de cátions, ou CTC:

CTC= Capacidade de troca de cátions

CTC = Ca + Mg + K + Na +H+ Al

Os solos ácidos são resultado da ação do tempo, por lavagem e retirada natural dos elementos essencias do solo (à nutrição das plantas) pelas chuvas, ficando no solo o elemento hidrogênio e o alumínio (cátions ácidos), aumentando a acidez do solo.

Os elementos chamados bases do solo, na tabela periódica, são Ca, Mg, K, Na (cátions básicos).

Soma de Bases = Ca + Mg + K +Na

Fertilidade do solo e a alta produtividade na lavoura no Brasil

Metade dos solos brasileiros apresenta carga dependentes do pH do solos. Quanto maior o valor do pH do solo, maior a quantidade de cátions básicos, e quanto menor o valor do pH do solo, maior a quantidade de cátions ácidos.

A quantidade existente de nutrientes no solo, que pode ser disponibilizada para a planta, e do pH do solo só será possível através de um exame clínico de amostras retiradas do mesmo.

A parte do reservatório, ou CTC, contendo bases trocáveis, expressa em porcentagem, é a saturação ou V%

V% = (SB/CT)*100

Deste modo, os solos com V > 50% são considerados férteis ou eutróficos, e os solos com V < 50% são chamados de baixa fertilidade ou distróficos. A produtividade quando o V está entre 50 e 80% e pH entre 6,0 e 6,5 apresentam boa produtividade. No solo, o número de cargas negativas pode ser igual ao número de cargas positivas, é chamado de Ponto de Carga Zero (PCZ).

Já um solo com maior quantidade de cargas negativas maior que o número de cargas positivas é o que chamamos de solo ácrico e predomina a baixa fertilidade.

Na lavoura o agricultor tem que coletar a amostra representativa da área e levar para um laboratório de confiança, a fim de saber qual a quantidade de nutrientes (cátions básicos e ácidos) existentes no solo, bem como para manejar a nutrição da cultura na safra que iniciará em breve. Após a análise será preciso realizar a interpretação da análise de solo.

Cultivo e adubação

Cultivo e adubação conduzem a perdas de cátions básicos da remoção pelas plantas e à adição de ânions por adubos nitrogenados

Solos argilosos apresentam mais colóides e o poder tampão, resistem a mudanças do pH. Por sua vez, deve ser maior a quantidade de calcário a ser aplicado no solo quando comparado ao solo arenoso.

A aplicação de calcário resolve o problema e aumenta a quantidade de Ca e Mg (cátions básicos), substituindo o alumínio (tóxico para as plantas). O consumo de calcário agrícola é muito inferior ao de fertilizantes, e com esta informação chegando ao agricultor essa realidade pode ser mudada.

Práticas para aumentar a fertilidade do solo

A fertilidade do solo pode ser aumentada por meio de práticas como:

  • Correção da acidez – reduzir a acidez do solo (e portanto os teores de H+ e Al3+) ajuda no fornecimento de cátions de interesse para às plantas.
  • adubação equilibrada – para fornecer todos os nutrientes necessários às plantas,
  • rotação de culturas – utilizando leguminosas e adubos verdes para promover maior ciclagem de nutrientes e aumento da matéria orgânica.
  • manejo eficiente da irrigação – para evitar perda de nutrientes pela erosão.

Essas estratégias promovem um ambiente propício para o desenvolvimento saudável das plantas.

solo fértil

Conclusão

A fertilidade do solo está vinculada com as altas produtividades das culturas. Embora os solos brasileiros sejam naturalmente ácidos e pobres em fertilidade, práticas de correção de solo, adubação e de cultivo desempenham um papel significativo na manutenção e melhoria da fertilidade do solo. A correção da acidez, uma adubação equilibrada, a rotação de culturas e o manejo eficiente da irrigação são estratégias essenciais para criar um ambiente propício ao desenvolvimento saudável das plantas e, consequentemente, alcançar uma alta produtividade.


Conheça nosso curso de Nutrição avançada: Torne-se referência em nutrição de plantas e supere o desafio de multiplicar a produtividade da sua lavoura. Clique em Saiba mais!!

Sobre a autora:

Atualizado por:

Beatriz Nastaro Boschiero, Editora Chefe na Agroadvance.

Este post tem um comentário

  1. Leandro Barcelos

    Onde você fala em solo acrico , acredito que quando mais cargas negativas do que positivas seja sinal de alta fertilidade e não baixa fertilidade

Deixe um comentário

Não perca nenhuma novidade do agronegócio!

Fique por dentro das últimas tendências do agronegócio com a newsletter da Agroadvance. É gratuito e você ainda receba notícias, informações, artigos exclusivos, e-books e muito mais.