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O poder do marketing de influência no agronegócio

O marketing de influência tem se destacado com a ascensão das mídias sociais e o surgimento dos influenciadores digitais. Mas afinal, o que é marketing? O que é Marketing de Influência? O que o Marketing 5.0 tem a ver com os “influencers”? Quais os influenciadores do agro que têm se destacado? Confira esses e outros tópicos relevantes neste artigo.

O que é Marketing?

Em seu livro “Marketing Básico”, Marcos Cobra e André Torres Urdan iniciam com as seguintes palavras: “de médico, de louco e de entendedor de marketing todos nós temos um pouco!”

E por isso é extremamente importante saber conceituar esse segmento que é tão falado e presente em todos os tipos de negócio mundo afora, desde um empreendedor pequeno até uma multinacional.

O conceito de marketing é extremamente difícil de limitar em poucas linhas, mas em poucas palavras, me contentaria com a ideia de que marketing se baseia na busca de identificar e satisfazer as necessidades e desejos humanos dos consumidores, comunicando valor e gerando lucros para as empresas.

O marketing é um conjunto de atividades que visam promover produtos ou serviços, envolvendo a criação, comunicação e entrega de valor para os consumidores. Ele abrange desde a pesquisa de mercado e segmentação do público-alvo até a implementação de estratégias de promoção e análise de resultados.

A complexidade deste segmento é tão grande que existem disciplinas, cursos, graduações e pós-graduações na tentativa de ensinar, segmentar e direcionar as pessoas interessadas na área. Salienta-se ainda essa complexidade pelo fato de que tomar uma decisão certeira em marketing caracteriza-se tanto como uma arte, quanto como uma ciência.

Kotler, em seu livro “Marketing 4.0: do tradicional ao digital”, já destacava a importância de termos em mente, que a palavra marketing termina com “ing”, e que no inglês é a terminação que indica gerúndio, portanto, uma ação; o que prova que lidar com marketing é lidar com um mercado em constante evolução e transformação.

O que é o Marketing de Influência?

Para entender o que é marketing de influência, deve-se ter em mente a transição do marketing tradicional para o marketing digital. O marketing tradicional possui uma vertente muito característica de segmentação de mercado-alvo, antigamente qualquer projeto era iniciado segmentando o mercado-alvo, e isto era feito por um profissional ou uma equipe de marketing.

No entanto, o marketing tradicional exemplifica um relacionamento vertical entre uma marca e seus clientes, o que pode ser muito bem visualizado como caçador e presa, e que não corresponde mais com os relacionamentos comerciais atuais, os quais possuem como base o consentimento, proposto por Seth Godin, e por isso tem sido deixado.

Por outro lado, no marketing digital os clientes estão conectados em redes horizontais, que também chamamos de comunidades. Diferente dos segmentos que eram criados pelos profissionais de marketing, as comunidades são formadas pelos próprios clientes baseados em seus interesses comuns.

As comunidades clássicas dos consumidores natos digitais, que além de se comunicarem uns com os outros e confiarem sempre nos integrantes da comunidade, também se caracterizam por consumidores que tomam a decisão de compra em qualquer lugar e em qualquer hora. Facilitam, o impacto do marketing de influência.

Outro conhecimento básico do marketing de influência é que todas as pessoas possuem o poder de influenciar. Influência nada mais é que a ação de um agente físico sobre alguém ou alguma coisa, suscitando-lhe modificações. Muitas vezes influenciamos no jeito de alguém se portar, se vestir, pensar e falar, além de estarmos, todos os dias, influenciando ou sob influência de alguém.

Partindo dessa premissa, o marketing de influência é uma vertente que se concentra em colaborações entre marcas e indivíduos influentes. Estes influenciadores (“influencers” como são chamados), por sua vez, possuem um maior poder de influenciar que o comum, devido às comunidades já citadas.

Esses influencers possuem certo poder de persuasão sobre suas comunidades e eles, no ponto de vista do marketing de influência, têm o poder de impactar as decisões de compra de seus seguidores, graças à confiança e autenticidade que cultivam.

Salienta-se ainda, que o marketing de influência também pode favorecer-se dos dados e métricas, o que não deixa de criar uma segmentação da comunidade, mas de forma muito mais transparente e inofensiva.

Sendo assim, em poucas palavras, o marketing de influência caracteriza-se por uma parceria entre marcas e pessoas influentes, em prol de facilitar a decisão de compra de um produto ou serviço pelo poder de impacto que esse influencer tem na vida dos seguidores.

Enfatiza-se ainda a importância do influencer em saber contar histórias (storytelling), pois é fundamental para o processo. As marcas devem comunicar não apenas o que vendem, mas porque existem e como buscam fazer a diferença na vida das pessoas. Já o influencer possui papel primordial para auxiliar as marcas na criação e divulgação dessa história para as comunidades digitais.

Outro pilar do marketing digital, juntamente da internet, são as redes sociais, que se caracterizam como um dos efeitos mais marcantes na evolução do conceito de marketing (Rez, 2018).

O marketing 4.0 surge com a crescente da era digital e tem como premissa a interação online entre consumidores e empresas. Estas devem se posicionar de forma constante e prezar pela interação dos consumidores com o produto (que está cada dia mais intensa, devido as redes sociais).

As redes sociais, por sua vez, também permitem que o cliente verifique as experiências de outros consumidores e “explode” de comentários e avaliações que contribuem na decisão de compra de muitas pessoas (Jara, Parra & Skarmeta, 2012)

marketing de influência: linha se surgimento das redes sociais
Figura 1. Linha do tempo de lançamento das redes sociais. Fonte: Marketing de Influência, 2022.

Atualmente, os conselhos realizados pelos usuários nas redes sociais são mais buscados e valorizados que a própria informação disposta em publicidade (Kotler et al., 2017).

Salienta-se ainda que a partir de 1990, as gerações desempenham um papel crucial na ascensão do marketing de influência. Com um apreço pelo conteúdo autêntico e uma tendência a valorizar a opinião de quem o influencia, as gerações recentes são altamente conectadas às personalidades digitais.

Em suma, uma estratégia de marketing de influência é elaborada por meio da identificação dos indivíduos capazes de exercer influência sobre consumidores. Geralmente, esses influencers são pessoas famosas pela capacidade de influência que possuem na vida dos outros, e pela quantidade de seguidores em suas redes.

Marketing 5.0

Ao longo dos anos temos assistido à importantes alterações mundiais que tiveram implicações nas diversas áreas do conhecimento e influenciado o modo de vida e consumo dos cidadãos.

E como já dito, o marketing é uma das áreas do conhecimento que vem se alterando ao longo do tempo, passando por diversas fases, nomeadamente marketing 1.0, marketing 2.0, marketing 3.0, marketing 4.0 e, atualmente, em direção ao marketing 5.0 (Kotler, Kartajaya, & Setiawan, 2017).

O marketing sempre foi um campo em constante transformação, pois caminha juntamente com a evolução da humanidade, moldando-se conforme às necessidades e os comportamentos dos consumidores. Hoje, encontramo-nos diante de uma revolução: a transição do Marketing 4.0 para o Marketing 5.0.

E por possuir uma nova abordagem que vai além das simples transações comerciais, focando na criação de experiências significativas e profundas para os consumidores, pode-se afirmar que o Marketing de influência tem sido fundamental na criação de relacionamentos profundos entre marcas e clientes, e tem humanizado as marcas.

A Essência do Marketing 5.0

O Marketing 5.0 é uma resposta à crescente digitalização do mundo e à automação de processos. Ele se baseia na compreensão de que, mesmo em uma era tecnológica, as relações humanas e as emoções continuam sendo o cerne das interações comerciais.

Ao invés de ver os consumidores como compradores quaisquer, o Marketing 5.0 traz novamente o cliente como ser central das relações, como um ser pensante com desejos, valores e aspirações. Um ser que se relaciona e que busca criar conexões genuínas e duradouras, por isso essa estratégia prioriza a satisfação do cliente e a construção de uma marca que ressoe em um nível emocional.

E o influencer consegue, com muita facilidade, identificar quais os interesses de seus seguidores. Além de influenciar na decisão de compra de maneira sútil e empática, através de uma comunicação não violenta, gerando credibilidade à marca. Portanto, tem se mostrado uma estratégia de grande valor para as marcas.


O que vem depois dos influencers?

Embora o Marketing 5.0 valorize a humanidade e o relacionamento criado entre marcas e clientes, ele não ignora o papel crucial da tecnologia. Pelo contrário, ele a utiliza como uma ferramenta para aprimorar a experiência do cliente.

Inteligência artificial, automação e análise de dados são empregadas para compreender as preferências individuais e personalizar as interações, como já dito antes, tomar uma decisão em marketing é o balanço entre arte e ciência.

As redes sociais e plataformas digitais tornam-se espaços de diálogo e envolvimento, sendo assim, as marcas podem ouvir, responder, se adaptar e evoluir segundo às necessidades dos consumidores.

Dessa forma, a tecnologia se torna um facilitador para a criação de experiências humanas autênticas, provando o impacto das redes sociais, do marketing de influência e do marketing digital.

O Marketing 5.0 na Prática

Implementar o Marketing 5.0 exige uma mudança de mentalidade. Isso envolve ver o cliente como a alma do negócio, escutar o que eles têm a dizer e coletar feedbacks constantemente. Os clientes passaram a ditar as necessidades e as empresas começaram a se moldar e agir baseados nessas informações para melhorarem continuamente.

Em outras palavras, implica em promover uma cultura organizacional centrada no cliente, na qual todos os integrantes da empresa compreendem a importância da experiência do cliente e são obcecados para que o cliente tenha a melhor experiência possível. Se fossemos fazer uma comparação com o xadrez, o cliente seria tanto o rei, quanto a rainha, pois ele é a principal peça do jogo e ao mesmo tempo, a com movimentos mais diversificados possíveis.

A importância dos números

Quando se trata de argumentar sobre os benefícios do marketing de influência, os números falam por si. As métricas de engajamento, alcance e conversão associadas a campanhas com influenciadores são frequentemente impressionantes e demonstram o retorno sobre o investimento.

O poder de influência pode ser tão grande, que podemos citar o caso do Cristiano Ronaldo, jogador de futebol da seleção portuguesa, que em 2020, em entrevista coletiva para a Eurocopa, tirou duas garrafas de Coca-Cola da mesa e pediu por água. Esse ato fez com que a Coca-Cola perdesse aproximadamente US$ 4 bilhões (o valor de mercado passou de Us$ 242 bilhões para Us$238 bilhões), uma queda significativa de 1,6%. Por mais que a longo prazo não afetasse a gigante das bebidas, este ato demonstra o poder de influência de alguns indivíduos sobre os consumidores.

7 perfis agro que você deve acompanhar

E no agronegócio não tem sido diferente, por isso listamos aqui 7 influencers que valem a pena acompanhar:

@primos.agro – João Vitor Castro e Eduardo Palhares – 271 mil seguidores

O PrimosAgro foi criado em 2022 com o intuito de compartilhar informações do AGRO por meio das redes sociais e Podcast. Com um estilo descontraído e inovador, eles se propuseram a transmitir informações técnicas do agro de maneira acessível e bem-humorada. Atualmente, eles são influencers parceiros da Agroadvance.

@rwedmann – Raquel Wedmann – 123 mil seguidores

Inspira seus seguidores com seu dia a dia no campo. Acredita que o agro deve ser divulgado, para que todos tenham noção de como é a vida no campo e os desafios para que o alimento tenha qualidade e segurança.

@maismilhobr – DIEGO SANTANA – 40,6 mil seguidores

Diego atua quase que exclusivamente na região SEALBA, no entanto, ele utiliza da sua conta no Instagram para produzir conteúdo que faça com que as pessoas compreendam melhor o cultivo do milho no Brasil na tentativa de que os produtores aumentem a produtividade e rentabilidade de sua lavoura.

@luisanogueiratv – Luisa Nogueira – 67,1 mil seguidores

Jornalista especializada em agronegócio, apresentadora do programa Play no Agro. Como produtora rural, está à frente da produção de cafés especiais da Fazenda Baixadão. Palestrante e mediadora de debates.

@salvatico.agro – Luis Eduardo Salvatico – 83,7 mil seguidores

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Estadual de Londrina, trabalhou como Representante Técnico de Vendas pela Stoller até 2022. Atualmente, Salvatico está envolvido com cursos, e utiliza de suas redes sociais para dissipar conteúdos agro de relevância.

@sidameto – Simone Dameto – 15,7 mil seguidores

Nascida e criada no interior de São Paulo, engenheira agrônoma e agricultora apaixonada pelo campo desde a infância, cultivando soja e girassol no Cerrado Brasileiro. Envolvida em compartilhar seu conhecimento e experiência com outros agricultores e apaixonados pelo agro, participando de eventos, cursos e palestras para promover o desenvolvimento sustentável e o crescimento do setor agrícola, utilizando também suas redes sociais. É embaixadora do Clube Produtora Real, da Agroadvance.

Perfil destaque: @agroadvance.br – 60 mil seguidores

A Agroadvance, maior e melhor escola do agro, tem crescido e influenciado muitas pessoas com seus conteúdos de alto nível técnico e que agregam na vida dos profissionais ou daqueles que amam o agro. Nos acompanhe no Instagram também!


Conclusões 

O consumidor muda e as marcas precisam acompanhar essas mudanças. Com a chegada do Marketing 5.0, o marketing de influência tem sido uma das estratégias mais relevantes na tentativa de entender o cliente e criar um relacionamento humanizado com estes. E assim como todos os setores, o agro não pode ficar de fora, possibilitando assim que as marcas se conectem com seu público de forma autêntica e impactante.

No contexto do agronegócio, os influenciadores do setor estão desempenhando um papel fundamental na disseminação de conhecimento, na promoção de melhores práticas e no estabelecimento de conexões autênticas com os agricultores e entusiastas do agro. E com o crescimento contínuo das redes sociais e da tecnologia, o papel dos influenciadores está evoluindo, abrindo caminho para uma era em que a tecnologia e o relacionamento humano se entrelaçam.

A colaboração entre marcas e influenciadores está moldando o futuro do marketing, criando experiências significativas para os consumidores e humanizando as marcas no processo. Essa evolução é emocionante e promissora, e estamos apenas começando a explorar seu potencial pleno.


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Referências 

BOKUNEWICZ, J.; SHULMAN, J. Influencer identification in Twitter networks of destination marketing organizations. Journal of Hospitality and Tourism Technology v. 8, p. 205‐219, 2017.

COBRA, M.; Urdan, A. T. Marketing Básico. Editora Atlas. 5º. ed. São Paulo, 2017.

CHAU, P. Y. K., et al. Cultural differences in the online behavior of consumers. Communications of the ACM, v. 45, p. 138–143, 2002.

SANTOS, S. M.M.; SILVA, P. P. P. ; SANTOS, J. F. Gabriela Pugliesi: uma análise sobre o marketing de influência na rede social Instagram. Anais XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Caruaru, PE, 2016. <http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2016/resumos/R52-0157-1.pdf>. Acesso em: 06 de outubro de 2023.

GABRIEL, M. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. 1ª. ed. São Paulo: Nova tec, 2010.

GRETZEL, U. Influencer marketing in travel and tourism. In: SIGALA, M.; GRETZEL, U. (Eds). Advances in social media for travel, tourism and hospitality. Routledge, 2018, p. 147-156.

KOTLER, P., KARTAJAYA, H., & SETIAWAN, I. Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital. New Jersey, 2017.

MARCÃO, Joana Filipa da Rosa. Marketing de Influência. 2022. Disponível em: https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/7906/1/Marketing%20de%20Influ%C3%AAncia.pdf. Acesso: 06 de outubro de 2023.

PRADO, L. Á.; FROGERI, R. F. Marketing de Influência. Interação-Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 19, p. 43-58, 2017.

Sobre o autor:

Giovanni Ometto

Giovanni Ometto

Analista de Go-To-Market na Agroadvance

Este post tem um comentário

  1. James

    faltou @nutrisafras

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