A comercialização agrícola é uma das inúmeras etapas que o produtor rural precisa se planejar periodicamente para que o resultado produtivo esperado durante a safra seja eficiente e rentável.
Do plantio à colheita, diversos planejamentos são executados para que no momento da comercialização agrícola todo esse volume de grãos, como a soja e o milho, consiga cumprir seu papel de chegar ao consumidor final, beneficiando toda a cadeia produtiva.
Sabemos que o produtor rural, muito além de produzir de maneira sustentável e responsável, precisa estudar seu mercado de atuação e compreender o funcionamento da cadeia produtiva.
No atual cenário agrícola, é necessário conhecer as oportunidades e fraquezas da comercialização de grãos para conseguir extrair o melhor resultado possível durante as safras.
Neste artigo, você vai acompanhar como funciona o sistema de comercialização de produtos agrícolas, seus principais desafios e como vencê-los.
Como funciona o sistema de comercialização agrícola?
A comercialização agrícola é um processo fundamental para a economia do país, pois envolve a produção, armazenamento, transporte e distribuição de produtos agrícolas.
As estratégias de comercialização agrícola são estruturadas com diversos agentes que compõem sua complexa cadeia em que os produtos agrícolas passam desde seu cultivo até o momento em que saem da fazenda. Por exemplo: o plantio, a colheita, o transporte, o processamento, o armazenamento etc.
Para que a demanda de produtos agrícolas seja suprida, a comercialização começa antes da produção. Dessa maneira, o termo “comercialização” não significa apenas a finalização do ciclo, mas todas as demais operações e ações que são realizadas desde a aquisição de produtos para a safra.
É durante a aquisição dos insumos e do planejamento da safra que o produtor rural estuda as possibilidades de venda dos grãos que serão produzidos. Esse estudo envolve muitos fatores para que o agricultor consiga uma melhor tomada de decisão na comercialização dos seus produtos.
O sistema de comercialização envolve diversos agentes, como produtores rurais, cooperativas, empresas de transporte, distribuidores e varejistas. Cada um desses agentes desempenha um papel importante na cadeia de comercialização de produtos agrícolas, contribuindo para a eficiência e a rentabilidade do setor.
Nesse sistema, é estabelecida uma relação entre o setor produtivo (oferta de produtos agrícolas) e o consumidor final (demanda de produtos agrícolas).
Todo esse processo fundamenta os compartimentos da cadeia produtiva dos produtos agrícolas até a chegada ao consumidor final. (Figura 1).
Quais os principais desafios da comercialização agrícola?
Nós sabemos que o agronegócio impulsiona o PIB do Brasil, mas também enfrenta inúmeros desafios com relação a comercialização de produtos agrícolas.
Reunimos nesse artigo os três principais desafios relatados por produtores rurais:
- Quebra de safra e desafios climáticos
Os fatores climáticos são os principais desafios enfrentados pelos agricultores quando se fala em garantir uma cadeia produtiva estável e lucrativa.
Sabemos que os produtores rurais possuem uma empresa a céu aberto e enfrentar esses riscos demanda muito planejamento financeiro e equilíbrio na hora da comercialização dos grãos.
Como exemplo, o país atravessa a finalização de uma safra com o fenômeno meteorológico El Niño prejudicando a produtividade em diferentes regiões do Brasil.
O clima é um fator crítico e incontrolável que compromete a rentabilidade na comercialização de produtos agrícolas, impactando toda a cadeia produtiva.
- Oscilações no preço das commodities
Outro desafio que o produtor rural enfrenta na comercialização de grãos é a imprevisibilidade do mercado de commodities. Não é uma tarefa fácil para o agricultor atravessar todos os intemperismos de uma safra e ainda assim, na sua comercialização, lidar com as variações de preço.
Os custos da produção e a oscilação da bolsa de valores afetam a rentabilidade, enquanto o preço da commodity e a logística influenciam diretamente na comercialização dos grãos.
- Custos com frete
O transporte dos grãos é uma etapa fundamental da cadeia produtiva, pois permite que os produtos agrícolas cheguem aos pontos de distribuição e aos portos para exportação.
O escoamento da safra por meio rodoviário aumenta durante o período da colheita, baseando-se em diferentes fatores como a distância percorrida, a oferta e a demanda de caminhões e principalmente as condições da estrada do percurso.
Essa variação afeta diretamente a rentabilidade do produtor rural na comercialização agrícola, pois é necessário encontrar a viabilidade entre o preço do frete e o preço de comercialização dos grãos.
Fornecedores de insumos: o início da cadeia produtiva
Como citado acima, nós sabemos que o início de uma safra, seja ela de soja, milho ou outras culturas, começa no planejamento e na aquisição de insumos.
É durante esse planejamento que os produtores rurais fazem o levantamento sobre quais insumos serão necessários para o desenvolvimento da safra conforme suas expectativas e demanda de produtividade.
O Brasil é um dos maiores e mais sofisticados mercados de insumos e essa cadeia de fornecimento também é parte da comercialização agrícola.
Funções da comercialização agrícola
A comercialização agrícola se divide em 3 funções:
- 1) Funções de troca:
As funções de troca são compostas pelas atividades de compra, venda e formação de preços na comercialização de produtos agrícolas.
São as funções de troca que envolvem a transferência de propriedade dos bens, criando a utilidade de posse.
- 2) Funções físicas:
As funções físicas são as atividades relacionadas ao manuseio e movimentação da produção agrícola, como o transporte, o armazenamento, o processamento e o beneficiamento.
É importante ressaltar que a distância geográfica entre produção e consumo é cada vez mais crescente, fazendo com que o transporte assuma cada vez mais importância na cadeia produtiva.
- 3) Funções auxiliares:
São as funções que facilitam o funcionamento das funções de troca e funções físicas.
As funções auxiliares são divididas nas etapas de padronização e classificação, financiamento, risco, informação de mercado e pesquisa de mercado na comercialização de grãos.
O que significa canal de comercialização agrícola?
O canal de comercialização agrícola é basicamente o caminho percorrido pela mercadoria, por exemplo, o milho e a soja, desde o produtor até o consumidor final.
Aqui estão os exemplos de alguns canais que realizam essa função com estratégias de comercialização agrícola:
- Corretores;
- facilitadores;
- representantes de fabricantes;
- comerciantes;
- varejistas;
- agentes de vendas;
- força de vendas.
E quem são os compradores na comercialização agrícola?
Os produtos agrícolas possuem compradores de diferentes setores, entre eles:
- Consumidores;
- outros agricultores;
- atacadistas e varejistas;
- restaurantes;
- tradings;
- agroindústrias e indústrias de alimentos;
- governos;
- cooperativas;
- empresas de insumos.
Quais técnicas são utilizadas na comercialização agrícola?
As estratégias de comercialização agrícola são utilizadas para medir a viabilidade do sistema produtivo implantado na fazenda.
O produtor rural acompanha as notícias e o desenvolvimento do mercado no decorrer das safras e comumente planeja seus investimentos conforme os custos de produção por hectare.
A técnica mais importante na comercialização de grãos é a estruturação e o planejamento de como será feita a venda do produto agrícola após a colheita.
Um exemplo muito utilizado e que traz segurança ao produtor rural é a modalidade Barter, que consiste na troca dos insumos utilizados para o cultivo pelo pagamento em produção de grãos.
A modalidade Hedge fixa o preço dos grãos conforme a cotação da bolsa de valores. Isso possibilita que o produtor rural tenha uma previsão sobre sua margem de lucro.
Ainda existem outras 3 modalidades:
- Comercialização pela Cooperativa: Na comercialização de grãos feita nessa modalidade a Cooperativa é responsável por intermediar a venda, recebendo os grãos, armazenando e realizando o escoamento da safra.
- Pré-Fixação e Pré-Pagamento: O próprio nome já diz – nessa modalidade a negociação dos grãos ocorre com um preço fixo.
- No Pré-Pagamento, o comprador antecipa o pagamento dos grãos ao produtor rural que se compromete a entregá-los após a colheita com o pagamento de juros.
- Tradings e Corretoras: Existem empresas especializadas na comercialização de produtos agrícolas que são commodities, intermediando as negociações e facilitando a venda dos grãos junto a compradores nacionais e internacionais.
Inovação na comercialização agrícola
Na era da tecnologia, hoje o produtor rural também pode utilizar ferramentas digitais para a comercialização de seus produtos agrícolas.
Atualmente, existem aplicativos especializados em cotação e intermediação para comercialização de grãos, conectando compradores com vendedores e facilitando esse processo para o agricultor.
Conclusão
A técnica mais importante na comercialização de grãos é a estruturação e o planejamento de como será feita a venda do produto agrícola após a colheita.
Entender que a propriedade rural é uma empresa que precisa de uma gestão organizada e que as tomadas de decisão precisam ser baseadas conforme a realidade dentro da porteira.
Buscar especialistas para que o manejo da produção agrícola seja eficiente e consiga se sobressair mesmo em tempos difíceis.
Na prática, as principais técnicas utilizadas pelos produtores rurais para vencer os desafios da comercialização agrícola são o acompanhamento do mercado conforme as tendências e a sazonalidade dos produtos cultivados, influenciados pela oferta e demanda.
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Referências
GOV.BR: Comercialização e abastecimento. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/politica-agricola/comercializacao-e-abastecimento Acesso em: 21 de fevereiro de 2024.
AGÊNCIA.GOV: Governo prevê R$ 4,7 bi para melhorar rodovias responsáveis pelo escoamento da safra em 2024. Disponível em: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202402/governo-preve-r-4-7-bi-para-melhorar-rodovias-responsaveis-pelo-escoamento-da-safra-em-2024. Acesso em: 19 de fevereiro de 2024.
Sobre a autora:
Simone Cristina Dameto
Diretora de Negócios na Agência Do Campo à Cidade
- Engenheira Agrônoma e Produtora Rural
Respostas de 2
Adorei o artigo! Muito completo e muito bem explicado! Parabéns Simone e Agroadvance por fornecer informações tão importantes!
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