curso

data science

No agronegócio

Transforme seus conhecimentos em resultados: aprenda como extrair insights valiosos através de seus dados agrícolas e potencialize seus resultados.
Asset 11

Online

Asset 12

100h

agroadvance-icones1

Com Certificado

Preencha seus dados para receber o contato de um especialista
Para Quem é o Curso
Curso destinado às pessoas interessadas no desenvolvimento profissional e que estão ativamente no mercado e querem aprofundar o conhecimento técnico-científico, principalmente profissionais como:
agroadvance-icones

Entrantes no agro

agroadvance-icones

TI

agroadvance-icones

Agrônomos

agroadvance-icones

Cargos da área comercial (RTV, AT, gerentes, coordenadores, etc)

US News World Report 2023 apontam que a profissão de data scientist está entre o TOP 10 das melhores profissões de 2023, levando em consideração a demanda do mercado de trabalho e melhores salários. O Agro está sendo parte significativa dessa geração de demanda. Saiba mais:

O uso de dados no agronegócio não é mais uma opção, é uma necessidade para acompanhar as demandas mundiais. Quem quer se destacar busca o diferencial através de uma formação em Data Science aplicada.

Corpo Docente

Planejado e estruturado para que os melhores professores e pesquisadores do país contribuam para sua formação:
Ciro Arendt

Ciro
Arendt

Profissional altamente qualificado e experiente em estratégia, inovação, marketing e transformação digital. Ele é especialista em Design Thinking pelo MIT e possui certificações em Inovação Disruptiva pela Columbia Business School, Inovação Estratégica pela Tuck e Marketing pela Universidade da Califórnia Berkeley. Além disso, ele atua como professor de MBA, palestrante e consultor de empresas, bem como instrutor de Transformação Digital na TargetTrust. Ele tem uma ampla experiência profissional, tendo trabalhado como gerente de patrocínios e responsável pelo plano de marca de O Boticário, além de ter atendido clientes como Google, Millward Brown e Ridgetop Research em consultorias nacionais e internacionais. Atualmente, ele é o Head de Inovação na Prime Control, liderando a iniciativa de RPA (automação por robôs Prime Robot).

Willian Eduardo Bendinelli

Willian
Eduardo Bendinelli

Licenciatura em Economia pela Universidade de São Paulo (2013). Mestrado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2016). Pesquisador visitante no Centro de Economia de Transportes (CTE-ITA) e no Escritório de Pesquisa em Futuros e Opções (OFOR-UIUC). Recebeu Menção Honrosa no Décimo Nono Prêmio de Excelência em Economia (CORECON-SP) e o Prêmio William Grossman de Excelência em Pesquisa em Transporte Aéreo (ITA). Possui experiência em economia de transporte, indústria aérea, antitruste e organização industrial.

Jeronymo Marcondes

Jeronymo
Marcondes

Auditor Fiscal do Trabalho com formação acadêmica destacada em Economia Aplicada pela USP, incluindo mestrado e doutorado. Realizou pesquisas pós-doutorais na FGV e na Universidade de Oxford. Experiência relevante no Grupo de Estudos Estatísticos da SIT\MTE-sede, além de liderar o Setor de Controle na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo. Atualmente, concentra-se no desenvolvimento de soluções estatísticas e tecnológicas para a SIT\MTE sede, com expertise em engenharia de dados (bancos relacionais, NO SQL, Big Data, Hadoop) e ciência de dados (métodos preditivos, processamento de linguagem natural, deep learning). Exerceu papel de pesquisador associado no centro de macroeconomia aplicada (EESP – FGV) e leciona no MBA em Data Science e Analytics da USP, abordando Engenharia de Dados, Processamento de Linguagem Natural e Deep Learning.

Lucas Rios do Amaral

Lucas
Rios do Amaral

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de São Carlos, com mestrado e doutorado em Fitotecnia pela ESALQ/USP. Professor doutor na Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP, especializado em Agricultura de Precisão. Minhas pesquisas incluem sensoriamento proximal de solo e planta, manejo localizado, geotecnologias, amostragem, geoestatística e agricultura digital. Atuo como orientador no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da FEAGRI/UNICAMP e colaborador no Programa Integrado de Pós-Graduação em Bioenergia (UNICAMP/USP/UNESP). Sou coordenador do Grupo Interdisciplinar de Tecnologia em Agricultura de Precisão (GITAP) e membro do Conselho Administrativo da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP). Ofereço cursos online sobre agricultura de precisão e geoestatística.

Chisthian Santana Cunha

Chisthian
Santana Cunha

Doutorando em Sensoriamento Remoto na UFRGS, com mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFSM (2014) e bacharel em Gestão Ambiental pela UNIPAMPA (2012). Especializado em gestão integrada de recursos hídricos, destaca-se na hidrologia aplicada e planejamento ambiental. Suas pesquisas abrangem Sensoriamento Remoto, Mudanças de Cobertura e Usos do Solo, Mapeamento Agrícola, Séries Temporais, Hidrologia e Modelagem Hidrológica. Atualmente, é Coordenador Comercial e Técnico na Profill Engenharia e Ambiente S.A, liderando o setor Comercial e contribuindo em Estudos de Impactos Ambientais, Planos de Recursos Hídricos, Licenciamentos Ambientais, Supervisões Ambientais, Avaliações de Passivos Ambientais e Estudos de Impacto de Vizinhança.

Guilherme Sanches

Guilherme
Sanches

Possui Graduação (2012) e Mestrado (2014) em Engenharia Agrícola (FEAGRI – UNICAMP), Doutorado (2018) em Bioenergia (UNICAMP-USP-UNESP), Extensão Universitária (2015) em Análise de Dados (FEQ – UNICAMP), Pós Doutorado (2021) em ciência do solo (ESALQ – USP) e MBA (2022) em Inteligência Artificial e Big Data (ICMC-USP). Atuou como Professor Colaborador (MS-3) no Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ – USP) e atualmente é orientador do MBA em Data Science & Analytics do Pecege (ESALQ – USP).

Eduardo Moré de Mattos

Eduardo
Moré de Mattos

Engenheiro florestal formado pela Universidade de São Paulo – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz (2012) com mestrado (2015) em recursos florestais pela mesma instituição com intercâmbio junto à North Carolina State University (NCSU). Possui MBA em Big Data Analytics (2020) pela Fundação Instituto de Administração (FIA Business School). É co-fundador da Geplant Tecnologia Florestal e pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) desenvolvendo projetos de inovação. Sua experiência abrange tópicos relacionados à Data Science e Análises estatísticas; Ecofisiologia Florestal; Inventário Florestal e Biometria; Agrometeorologia; Sensoriamento remoto e SIG.

Ana Cláudia dos Santos Luciano

Ana Cláudia
dos Santos Luciano

Atualmente é professora Doutora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), no Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB). Tem experiência na área de Geotecnologias, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura, sensoriamento remoto, mapeamento de uso e cobertura da terra, estudos do meio físico por sensoriamento remoto e imagens de satélite. Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2012), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2015) e doutorado em Faculdade de Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2019).

Luis Fernando
Chimelo Ruiz

Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento pela Universidade Federal de Santa Maria (2013), graduação em Formação Pedagógica em Geografia pelo Centro Universitário Internacional (2019), mestrado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) e doutorado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Sistema de Informação Geográfica (SIG), atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem de máquina, reconhecimento de padrões, Análise de Imagens Baseada em Objetos Geográficos, classificação e detecção de mudanças da cobertura e do uso da terra.

Luis Gustavo Mendes

Luis
Gustavo Mendes

Engenheiro Agrônomo pela Esalq/USP, recebeu o prêmio John Deere de Mecanização Agrícola como o melhor aluno da turma em 2015. Licenciado em Ciências Agrárias pela mesma instituição e possui mestrado em Engenharia de Sistemas Agrícolas com ênfase em Agricultura de Precisão e SIG, concluído em 2019. Foi professor do Curso de Pós-Graduação em Agricultura de Precisão e Fertilidade do Solo na UNA de Bom Despacho e coordenou a Pós-Graduação do Laboratório de Agricultura de Precisão (LAP – ESALQ/USP) de 2016 a 2018. Fundador e sócio proprietário da BullGreen Pasture Technology, uma empresa de tecnologia aplicada à pecuária, e co-fundador e sócio proprietário da Agribase, uma empresa de data science e capacitação de profissionais do agronegócio.

Matheus W. M. Silva

Matheus
W. M. Silva

JJJ Air Software

Nosso curso de Data Science no Agronegócio é o caminho para o sucesso na sua carreira. Com aulas ministradas por especialistas do mercado, você aprenderá as principais técnicas e ferramentas utilizadas em projetos de análise de dados no setor agro, além de desenvolver habilidades em gestão de projetos e liderança de equipes multidisciplinares.

Com esse conhecimento, você será capaz de identificar oportunidades de melhoria, otimizar processos e tomar decisões estratégicas com base em dados, garantindo resultados efetivos para os negócios dos seus clientes ou da sua empresa.

Matriz Curricular

  • Pré-Curso – Professores Mario Otávio Batalha e Luis Ruiz
  • Data science no desenvolvimento do agronegócio, agricultura de precisão e uso de dados gerados via sensoriamento – Prof. Dr. Lucas Rios do Amaral;
  • Fundamentos de estatística + Análise explorátória dos dados e aprendizados – Prof. Eduardo Mattos;
  • Pilares do pensamento Computacional, linguagens, lógica de programação e Python básico + Bibliotecas e Case prático de produtividade de culturas – Dr. Guilherme Sanches;
  • Sensoriamento remoto para monitoramento de áreas agrícolas + Análise de séries temporais de imagens aplicadas a agricultura (avaliações de área e produção) e Estudo de caso: Aplicação do sensoriamento remoto orbital para o monitoramento de área e produtividade – Profa. Dra. Ana Cláudia dos Santos Luciano.
  • Do zero a criação de mapas digitais para fazendas I – M. Sc. Luis G. Mendes (Agroadvance);
  • Do zero a criação de mapas digitais para fazendas I – M. Sc. Luis G. Mendes (Agroadvance);
  • Java script e GEE I – Prof. Christhian Santana Cunha;
  • Java script e GEE II – Prof. Christhian Santana Cunha;
  • Estatísticas de regiões, classificação de imagens e desenvolvimento de APP – Prof. Christhian Santana Cunha;
  • Prática em sistemas de informação geográfica(QGIS) I – Prof. Dr. Lucas Rios do Amaral;
  • Prática em sistemas de informação geográfica(QGIS) II – Prof. Dr. Lucas Rios do Amaral.
  • Préprocessamento de dados e Introdução a Modelagem – Prof. Matheus Willian Machado Silva;
  • Regressão: Linear Múltipla, SVM, Decision Tree, Random Forest, e Métricas I – Prof. Matheus Willian Machado Silva;
  • Regressão: Linear Múltipla, SVM, Decision Tree, Random Forest, e Métricas II – Prof. Matheus Willian Machado Silva;
  • Classificação: Regressão Logística, KNN, SVM, e Métricas I – Prof. Matheus Willian Machado Silva;
  • Classificação: Regressão Logística, KNN, SVM, e Métricas II – Prof. Matheus Willian Machado Silva;
  • Não Supervisionado: Redução de Dimensionalidade, Clusterização, e Métricas – Prof. Matheus Willian Machado Silva;
  • Problemas especiais – Prof. Matheus Willian Machado Silva;
  • Introdução ao Deep Learning – Dr. Jeronymo Marcondes;
  • Case prático: uso de redes neurais para previsão de preços – Dr. Jeronymo Marcondes.
  • Data Visualization – M.Sc. William Bendinelli;
  • Data Storytelling e Case empresarial – M.Sc. William Bendinelli;
  • Metodologias ágeis – Prof. Ciro Arendt
  • Banco de dados geográfico – Prof. Luis Ruiz.
*Aulas com cases totalmente aplicáveis para que você possa criar seu próprio portfóflio com soluções reais, além de colocar em prática toda teoria aprendida, reforçando seu processo de aprendizado!
+ PROJETO FINAL

Ao final do Curso você terá seu próprio portfólio de soluções!

5 APLICAÇÕES

DE DATA SCIENCE QUE SÃO TENDÊNCIAS NO AGRO

Estruturação de banco de dados

O volume de dados levantados em empresas do agro, ou até mesmo no campo, é enorme e possui amplo espectro de atuação. São necessárias pessoas que saibam como estruturar e converter esses dados em resultados.

Predição de preços

O agronegócio vem sendo afetado drasticamente pelos preços dos insumos. Prever mudanças e identificar padrões de oscilação de preços pode otimizar as estratégias de compra e venda do produtor e da empresa.

Monitoramento de áreas

A agricultura de precisão chegou para ficar. O monitoramento de áreas agrícolas está relacionado ao sensoriamento remoto, que permite acompanhar os impactos das relações solo-planta-ambiente, e é fundamental na tomada de decisão do produtor.

Modelagem agrícola

A produtividade é a protagonista do agronegócio e a modelagem da produção agrícola permite uma melhor previsão de safra. Esse é o caminho para se obter o planejamento ideal.

Privacidade de dados

Atualmente a proteção de dados é prioridade. Saber como manter seguros dados valiosos é imprescindível no agronegócio.
O 1º CURSO DO MERCADO ESPECIALIZADO EM DATA SCIENCE NO AGRONEGÓCIO!
Asset 10

Duração: 6 meses

Asset 11

Modalidade: Online

Asset 12

Aproximadamente 100 horas

➞ Conteúdo alinhado com as necessidades do mercado;

➞ Professores que atuam com o agronegócio;

➞ Ao final do curso você terá um portfólio de soluções;

➞ Exercícios e aplicações reais do conteúdo;

➞ Aulas dinâmicas e com recursos para o aprendizado;

➞ Certificado Agroadvance.

depoimentos

Veja o que nossos alunos falaram do curso!

CAPACITAÇÃO

ESSENCIAL

Nossa proposta em formações do nível Essencial é fornecer conteúdo fundamental para pessoas que buscam desenvolver suas habilidades em uma determinada área, abrangendo desde iniciantes até aqueles que desejam reciclar, aprofundar e aprimorar seus conhecimentos. O investimento feito nessa formação tem um alto potencial de retorno, permitindo que os alunos adquiram conhecimentos essenciais e fundamentais para sua carreira ou atividade, independentemente de seu nível de experiência anterior. A formação em nível Essencial é a escolha ideal para os profissionais que querem destacar-se no mercado no tema escolhido e aprender com os maiores especialistas do país das respectivas áreas.

O diferencial da Agroadvance

agroadvance

 – Conhecimento aplicado, que direciona o profissional precisamente para as demandas do agronegócio;

– Conteúdo exclusivo, que estimula a resolução de problemas reais;

– Desenvolvimento de projeto final com apoio dos mentores, saia com seu próprio portfólio de soluções!;

– Jornada de conhecimento completa com 6 meses de duração e certificado de conclusão;

– Mentores que possuem prática no setor do agronegócio;

cursos comuns

 – Visão geral e superficial de DS no setor do agronegócio;

 – Conteúdo generalista e teórico;

– Exposição das soluções e pouca interação com professores;

– Tempo de curso reduzido;

– Professores com pouca experiência prática no setor;

satisfação garantida por 7 dias

GARANTIA DE 7 DIAS!

Você tem 7 dias para entrar e experimentar o curso Data Science no Agronegócio. Caso decida que não deseja aproveitar essa oportunidade de alavancar sua carreira, basta mandar um único e-mail e nosso time de suporte irá reembolsar 100% o seu investimento.

quem somos

agroadvance

Nascemos em 2019 em Piracicaba no AgTech Valley com treinamentos focados em nutrição de plantas.

Iniciamos nossa trajetória no ensino à distância através dos cursos 100% online. Expandimos nossa temática com conteúdos em Proteção de Plantas, Novas Culturas e Soft skills.

Atingimos todo o território nacional através dos nossos cursos online com alunos de todos os estados.

formamos mais de
+5.000
alunos
+30
empresas treinadas
presente em
todos os estados
brasileiros
7
países