Você está visualizando atualmente Inovação no agronegócio: Racionalização de custos como foco do agricultor em 2024

Inovação no agronegócio: Racionalização de custos como foco do agricultor em 2024

Inovação no agronegócio: veja estratégias para a racionalização de custos, através de três tecnologias digitais disruptivas que vão de conectividade a inteligência artificial e prometem impulsionar a eficiência operacional dos agricultores.

A inovação tem sido o grande motor de toda a produção brasileira nos últimos 30 anos. Apenas a produção de soja no Brasil cresceu mais de seis vezes, resultado de uma combinação de melhorias de rendimento e expansão de área.

Entre as inovações agrícolas que merecem destaque estão o plantio direto, o manejo do solo, a tropicalização das variedades, a biotecnologia, o manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas através da interação entre produtos químicos e biológicos, e a agricultura de precisão.

No artigo que escrevi para o HUB Agtech Garage, atual PWC, em meados de 2022, abordei sete tecnologias digitais que acredito serem disruptivas e fundamentais para o avanço da competitividade do agronegócio nos próximos anos.

As tecnologias mencionadas incluem veículos autônomos, internet das coisas, conectividade, realidade aumentada, inteligência artificial, impressão 3D e metaverso.

 Não é segredo para ninguém que essa safra e as próximas teremos uma expansão menor de área e uma rentabilidade mais ajustada para os agricultores em virtude da relação estoque /uso dessas comodities serem as maiores dos últimos anos, conforme a figura abaixo

estoque de soja e relação estoque/consumo no brasil
Figura 1. Estoques finais de soja no Brasil (milhões de toneladas métricas) e relação estoque/utilização (%). Fonte: S&P Global Commodity Insights.

Grandes desafios dos agricultores que a inovação no agronegócio pode auxiliar

Os agricultores enfrentam quatro grandes desafios em seus negócios:

  • aumentar a produtividade,
  • reduzir os riscos,
  • garantir a comercialização e
  • reduzir os custos.

Neste ano, nosso foco para auxiliar os agricultores a garantirem sua rentabilidade está na redução de custos, sendo fundamental a adoção de inovações já disponíveis no mercado, mas subutilizadas pelos agricultores.

Exemplos de inovação no agronegócio que já estão sendo aplicadas

Hoje, eu destaco três inovações tecnológicas que podem contribuir significativamente para a redução dos custos nas próximas safras:

1 – Aumentar a Eficiência nas operações através da CONECTIVIDADE

Na Ciarama Máquinas, nosso objetivo é claro: instalar nossos modernos equipamentos e máquinas no campo, conectando-os para fornecer ao agricultor informações que facilitem revisões preventivas, trocas de peças no momento adequado e racionalização de custos.

Atualmente, temos 1,1 milhão de hectares conectados, o que nos permite oferecer ao agricultor informações valiosas em tempo real, como redução do tempo ocioso da operação, consumo de diesel, condições ideais de trabalho, alertas de manutenção e eficiência na aplicação de defensivos.

Por meio da instalação de modernos equipamentos e máquinas no campo, conectados por meio da Internet das Coisas (IoT), os agricultores podem acessar informações valiosas em tempo real.

Vejam nos exemplos abaixo algumas dessas potencialidades já aplicados aqui junto aos nossos agricultores:

  • Reduzir o tempo ocioso da operação:
inovação no agronegócio para diminuir o tempo ocioso das máquinas
  • Reduzir o consumo de diesel que é um custo considerável e de pagamento em curto prazo:
inovação no agronegócio para reduzir o consumo de diesel
  • Checar se está operando na faixa ideal de trabalho e alertas para manutenção, revisão e troca de peças:
inovação no agronegócio em máquinas agrícolas
  • Eficiência na aplicação de defensivos, ou seja , um arsenal de variáveis que  podemos controlar e que podemos oferecer ao agricultor com a simples conexão de suas máquinas:
inovação para avaliação da eficiência da aplicação de defensivos
Figura 2. Mapa de eficiência de aplicação de defensivos agrícolas em um talhão. Fonte: o autor.

2 – Redução dos custos através da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Um dos maiores custos para os agricultores é a logística, seja para trazer insumos ou para transportar a produção. Uma inovação promissora para reduzir esses custos é a plataforma da Go Flux (https://www.goflux.com.br/) que utiliza dados e inteligência artificial para auxiliar os agricultores na tomada de decisões logísticas, oferecendo as melhores rotas e preços através de cotações online, 24 horas por dia.

Frequentemente, o agricultor toma essa decisão, seja utilizando sua própria frota, seja por meio de contratos com transportadoras conhecidas. A plataforma da Go Flux auxilia o agricultor a encontrar as melhores rotas e os melhores preços por meio de cotações online, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, além de oferecer previsibilidade para fretes futuros.

Atualmente, essa solução é direcionada para médios e grandes embarcadores, como tradings, porém acredito que sua escalabilidade permitirá que ela esteja acessível a todos os agricultores.

mãos teclando em notebook com tela aparecendo a go Flux

3 – Racionalização do preço de insumos através de Market Places e plataformas online

O WhatsApp virou a maior ferramenta de cotação atualmente para o agricultor e tornaram uma importante atividade no seu dia a dia, mas Marketplaces como E-agro, Orbia e Agrofy além de oferecerem uma ampla gama de produtos, ajudam aos agricultores compararem preços e a fazerem suas compras de forma mais eficiente.

Uma tecnologia que eu gosto muito é a desenvolvida pela plataforma Agriacordo (www.agriacordo.com) que se destaca ao fornecer informações sobre os preços praticados mês a mês e a curva de preços de produtos, auxiliando os agricultores na definição do melhor momento para suas compras.

Hoje essa ferramenta no Brasil é só ofertada aos distribuidores de insumos, mas acredito que se a Agriacordo fizer o mesmo que ela já está fazendo na Argentina, será a melhor ferramenta de gestão para racionalizar os custos de insumos para os agricultores.

template de funcionamento agriacordo

Essas inovações já estão disponíveis para os agricultores, e cabe a nós, como engenheiros agrônomos e entusiastas da tecnologia, simplificar e facilitar seu uso. Temos o privilégio de trabalhar em um setor onde a maioria dos agricultores é jovem e receptiva à tecnologia.

Se nos dedicamos nos últimos anos a aumentar a produtividade, agora é hora de concentrar nossos esforços e tecnologias na racionalização dos custos.

Pronto para impulsionar sua estratégia de marketing e vendas no agronegócio? Baixe agora nosso e-Book exclusivo “Marketing e Vendas no Agronegócio” e descubra as melhores práticas para aumentar suas vendas e expandir seus negócios no campo. Clique em “saiba mais” para fazer o download gratuito!



Sobre o autor:

Renato Seraphim

CEO da Ciarama Máquinas John Deere.

Deixe um comentário

Não perca nenhuma novidade do agronegócio!

Fique por dentro das últimas tendências do agronegócio com a newsletter da Agroadvance. É gratuito e você ainda receba notícias, informações, artigos exclusivos, e-books e muito mais.